Hospital INC - Instituto de Neurologia de Curitiba

Grupo de Tratamento da Dor Crônica

A dor é o principal motivo de consultas médicas e as dores crônicas afetam cerca de 7-15% da população adulta, trazendo graves limitações físicas, sofrimento e perdas econômicas.

O INC é o único hospital que, desde sua instalação, vem utilizando a Dor como quinto sinal vital, demonstrando ser essa uma preocupação constante por toda a equipe responsável pelo tratamento dos pacientes.

O Grupo de Tratamento da Dor iniciou sua atuação desde a criação do INC em 2003 e tem como objetivo oferecer tratamento de enfermidades dolorosas crônicas, usando técnicas modernas, prezando pela multi e a interdisciplinidade.

Desde o seu início, o grupo tem desenvolvido grande experiência em técnicas como a radiofrequência pulsada, as técnicas de estimulação medular e cortical e sistemas de infusão intratecal. Existem reuniões semanais de discussão de casos e reuniões quinzenais sobre temas científicos relacionados à dor.

O estágio no Grupo da Dor é compulsório durante o segundo ano dos programas de residência em Neurocirurgia e Neurologia do INC, e também durante o terceiro ano de residência em Anestesiologia do Hospital Evangélico.

Integrantes
Neurocirurgia
Dr. Daniel Benzecry de Almeida
Dr. Sonival Cândido Hunhewicz

Reumatologia
Dra. Laura Müeller

Psicologia
Dra. Silvana Aquim

Odontologia (dores orofaciais)
Dr. Wagner Hummig

Fisioterapia
Dr. Anderson Cipriano
Dra. Lúcia Clebis Cruz
Dra. Mariane Pastuchi Ache
Dr. Daniel Stadler
Dra. Caroline

Áreas de interesse: Mecanismos fisiopatológicos da dor, lombalgias, síndromes pós-laminectomias, dores de pacientes submetidos a cirurgias bariátricas, fibromialgia e estratégias de enfrentamento da dor.