Hospital INC - Instituto de Neurologia de Curitiba

Centro de Investigação e Pesquisa em Esclerose Múltipla

Sobre a esclerose múltipla
Esclerose múltipla é uma doença inflamatória auto-imune que afeta uma proteína chamada mielina localizada ao redor dos neurônios do cérebro e da medula espinhal. A perda da mielina (desmielinização) prejudica a transmissão dos impulsos elétricos dos neurônios produzindo sintomas variados dependendo do local da lesão. Além disto existe um processo degenerativo de neurônios que ocorre de forma lenta ao longo do tempo.Não existem causas conhecidas para a esclerose múltipla, entretanto acredita-se que exista uma suscetibilidade genética bem como fatores ambientais que desencadeiam um processo de alteração imunológica.

A incidência é ligeiramente maior nas mulheres e os sintomas surgem habitualmente entre a segunda a quarta década de vida 
Os principais sintomas são problemas visuais, redução de força localizada, formigamentos, amortecimento pelo corpo, dificuldade no controle da micção, fadiga, alteração do equilíbrio e coordenação motora dentre outras. 
Atualmente não existe um exame específico que possa definir o diagnóstico, desta forma a avaliação neurológica e exames complementares como ressonância magnética , analise do liquido cefalorraquidiano e de sangue são fundamentais para o diagnóstico definitivo.
A esclerose múltipla não possui cura, porém o tratamento tem impacto na progressão da doença e atualmente existem diversas opções terapêuticas que possibilitam um melhor prognóstico e qualidade de vida aos portadores.

Objetivo
O nosso objetivo é fornecer aos pacientes com suspeita diagnóstica ou diagnóstico de esclerose múltipla uma abordagem multidisciplinar visando o diagnóstico correto, a escolha das melhores formas de abordagem de tratamento assim como atenção e apoio continuo ao portador de esclerose múltipla. 
Estamos também empenhados na participação de estudos cooperativos com outros centros de pesquisa em esclerose múltipla, buscando trazer as melhores opções de tratamento disponíveis, com segurança e ética.

Centro de administração de medicamentos
Localizado dentro do INC encontra-se o centro de administração de medicamentos onde são feitas algumas das terapias para esclerose múltipla e outras doenças neuroimunológicas. O centro oferece conforto e segurança no tratamento aos pacientes sendo sempre monitorizados por um médico e enfermeiro que estarão a disposição para qualquer dúvida.

Corpo Clínico
Neurologia
Dr. Henry Koiti Sato 
Dra. Hanaie Cavalli

Neuropsicologia
Mariana Kaspchak Arent

Fisioterapia
Anderson Luiz Antunes