Hospital INC - Instituto de Neurologia de Curitiba

Nossa história

A fundação do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) tem início em 1986, com a criação da Unidade de Ciências Neurológicas de Curitiba. O neurocirurgião Ricardo Ramina, recém chegado da Alemanha, reuniu um grupo de médicos especialistas com o objetivo de prestar atendimento de alto nível aos portadores de doenças neurológicas e neurocirúrgicas. Durante as atividades iniciais, o grupo é formado pelos neurocirurgiões Ricardo Ramina e Antônio Carlos Prestes e pelos neurologistas Walter Oleschko Arruda e Mônica Koncke Fiusa Parolin. Ainda em 1986, o neurocirurgião Murilo Sousa de Meneses e o neurologista Hélio Teive passam a integrar o grupo.

A construção do INC: Procurando oferecer um serviço assistencial e acadêmico cada vez melhor, iniciou-se em 1999 a construção do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). Os objetivos da criação de um hospital dedicado às especialidades de Neurocirurgia e Neurologia foram associar a mais moderna tecnologia a um corpo clínico de excelência e preocupado em oferecer um atendimento médico humano, além de desenvolver atividades acadêmicas, principalmente de ensino e pesquisa médica.


Em junho de 2003, as atividades do INC tem início. A inauguração dá início a uma nova fase. Ao grupo inicial, se juntam diversos outros médicos, formando uma extensa equipe de neurocirurgiões, neuropediatras e neurologistas. A residência em Neurocirurgia do INC é reconhecida oficialmente pelo MEC, assim como a Residência Médica em Neurologia Clínica, programa criado nesta época e reconhecido também pela Academia Brasileira de Neurologia.

O INC rapidamente se torna referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos e neurológicos e passa a receber pacientes de todo o país, e também de outros países, em busca do atendimento de alto nível oferecido pelo nosso corpo clínico.